Em vários setores da indústria são utilizados mecanismos para assegurar a excelência dos produtos/serviços. Gerir e controlar parecem sinônimos, mas quando falamos em qualidade, há uma diferença entre os dois conceitos.
Apesar da semelhança entre os nomes, gestão da qualidade e controle da qualidade são dois processos distintos, porém são fundamentais para um bom desenvolvimento de um determinado produto e para a saúde das empresas.
✔ A Gestão da Qualidade promove e garante maior controle em todos os processos da organização. O objetivo é assegurar a melhoria da prestação de serviços e qualidade dos produtos para satisfação dos consumidores. Além disso cria normas para padronizar as etapas dos processos e atender as expectativas do mercado, quanto às exigências legais e éticas que regem cada segmento empresarial.
✔ Já o Controle de Qualidade visa certificar a conformidade do produto antes de ser enviado para o cliente, ele funciona como um filtro interno para aprovar ou reprovar o serviço. Ou seja, identificar se todos os processos de produção, bem como os materiais que compõem o produto atendem aos requisitos do mercado.
É importante compreender que a Gestão da Qualidade e o Controle da
Qualidade não caminham separadas e cada uma tem a sua função.
📍 Você pode compreender melhor sobre esse assunto, entrando em contato conosco e entender como podemos ajudar a sua empresa.