Em uma empresa de pequeno porte é importante desde o início criar rotinas, protocolos que melhoram as operações internas e os indicadores de desempenho da companhia.
Um Sistema de Gestão da Qualidade é um conjunto de normas e ferramentas utilizadas para facilitar a implementação da norma NBR ISO 9001 dentro de uma empresa.
Por isso, é fundamental ter um SGQ para tornar tudo mais dinâmico e prático, facilitando os processos internos e otimizando vários setores da empresa.
Além disso, evita os desperdícios de tempo e materiais, reduz os custos internos, aumenta a competitividade e a satisfação de clientes e parceiros comerciais.
Para começar, o SGQ precisa ter o apoio e o comprometimento dos líderes e gestores da organização. Todas as atividades precisam ser documentadas, verificando como elas podem ser otimizadas e identificando as vulnerabilidades. Pois bem implementada, a norma auxiliará na redução de custos e de erros.
A implementação nas operações da organização pode melhorar a visão estratégica que gestores possuem do negócio.
Quer saber mais? Entre em contato com os nossos consultores, eles podem te explicar melhor como realizamos esse processo de maneira prática.