Como já falamos em outro post, a não conformidade está relacionada com processos que geraram resultados insatisfatórios. Caso isso ocorra, o recomendado é que a empresa use ferramentas de qualidade.
É preciso tratar todas as não conformidades que aparecem. O primeiro passo é fazer uma análise crítica sobre a situação e definir quais ações devem ser tomadas para corrigir os erros. Lembrando que, é necessário envolver as pessoas que fazem parte desse processo.
O próximo passo é registrar tudo o que aconteceu. No relatório você deve colocar a origem (qual foi o ponto inicial do problema), reincidência (é a primeira vez que o problema ocorre?), requisito (mostrar o que não foi atendido), descrição (explicar o que de fato aconteceu), abrangência (qual efeito a não conformidade teve), ação de correção (qual ação foi feita para resolver o problema) e ações corretivas (ações para eliminar a causa raiz da não conformidade evitando recorrência).
Fazer todo esse registro é importante para que o problema não aconteça novamente. Se as ações corretivas forem implementadas de maneira correta, consequentemente, a não conformidade estará resolvida. Isso melhora os processos da empresa, tornando o trabalho mais fluído e eficaz.