O mapeamento de processos é a representação visual de um fluxo de trabalho, com a identificação dos seus componentes, atividades e envolvidos. É uma ferramenta que contribui para a melhoria dos processos da organização e a preparação para a construção de um SGQ.
A partir dessa tarefa, a empresa consegue implementar benefícios com mais facilidade e torná-las mais objetivas e claras através de um processo e seu fluxo junto ao SGQ, para prover produtos e serviços que satisfaçam as necessidades das partes interessadas.
As vantagens do mapeamento de processos para o seu negócio são: tornar os processos mais eficientes, definir tarefas e funções dos colaboradores, facilita controlar os gastos e recursos do projeto, padronização dos serviços, etc.
Para realizar o mapeamento você pode fazer com base na metodologia PDCA (planejar, fazer, checar e agir), e também tem alguns passos de implementação:
1 – Determinar o objetivo dos processos;
2 – Entender e estudar os fluxos dos processos;
3 – Identificar os fornecedores e clientes;
4 – Separar os processos por grupos e classificá-los;
5 – Efetivamente mapear os processos: Fluxograma
6 – Revisar e otimizar o mapeamento
O mapeamento não é um trabalho simples ou rápido de se fazer. O ideal é preparar bem e seguir um esquema que o auxilie a identificar melhor cada fase. Por isso, caso haja dificuldade, o ideal é contratar uma consultoria especializada para te ajudar.